sábado, 19 de março de 2011

A PRODECO e o PROGRAMA QUALIDADE PARA A ÁFRICA OCIDENTAL REALIZAM MESA REDONDA

PROGRAMA QUALIDADE AFRICA OCIDENTAL
«Apoio à competitividade e à harmonização aos acordos OTC e SPS»
Financiado pela União Europeia

Componente CEDEAO (não UEMOA) /Mauritânia
COMUNICADO DE IMPRENSA

19 DE MARÇO - CIDADE DA PRAIA

A PRODECO e o PROGRAMA QUALIDADE PARA A ÁFRICA OCIDENTAL REALIZAM MESA REDONDA

A PRODECO e o Programa Qualidade Para África Ocidental organizam na cidade da Praia no dia 19 de Março na Biblioteca Nacional, uma mesa redonda para assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
Para além da comemoração da efeméride, o objectivo é de contribuir para informar os consumidores sobre os seus direitos, aumentar a consciência pública sobre a escolha correcta de produtos alimentares, bem como informar sobre o Programa Qualidade e reforçar a capacidaas populações acerca da qualidade dos produtos e serviços, assim como sobre os meios disponíveis para melhor sensibilizar o público consumidor.
A oportunidade permitirá aos presentes debater questões relevantes que afectam os consumidores, nomeadamente a qualidade dos serviços financeiros, o fornecimento de serviços de água e energia bem como a qualidade dos produtos alimentares e a sua importância para a preservação da saúde pública. Especialistas do sector alimentar partilharão conhecimentos técnicos relativos às Boas Práticas e o sistema HACCP e farão referência à certificação de empresas no ramos alimentar através da normativa ISO 22000.
A actividade enquadra-se no quadro global de apoio sustentado pelo Programa Qualidade Para África Ocidental na região para promover a qualidade e informação sobre estas questões, tanto para o grande público bem como para as empresas.
Em inúmeros países africanos e mais particularmente nos países da África Ocidental, a grande maioria da população está pouco informada sobre as questões da qualidade e dos direitos dos consumidores.
O Programa Qualidade Para África Ocidental, é um programa da CEDEAO, financiado pela União Europeia e executado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO). O objectivo geral do Programa é criar um ambiente que facilite a implementação e a conformidade com as regras internacionais do comércio (Acordos da OMC sobre os Obstáculos Técnicos ao Comércio e os acordos Sanitários e fitossanitários). O Programa apoia também a implementação e reforço das infra-estruturas nacionais e regionais da qualidade, que fornecerão os serviços, entre outros, em matéria de normalização e acreditação em benefício das empresas locais.
Cabo Verde, 18 de Março de 2011

Sem comentários: